Fechar

Urânia Munzanzu

BLOG: LIVROS PUBLICADOS:

Perfil

Urânia Munzanzu nasceu no Pelourinho, reside em Salvador/BA e atua na área literária desde 1989. Escrevendo poesias e crônicas que abordam questões sobre negritude, religiosidade e gênero, sua obra foi objeto de estudo publicado no livro de Ana Rita Santiago: Vozes Literárias de Escritoras Negras.

O trabalho de Urânia é destacado em coletivos e instituições da comunidade negra,focadas na afirmação e valorização da Mulher negra . Sua trajetória profissional, iniciada nos anos 80, no Grupo Cultural Olodum é forjada de importantes contribuições sociais: foi fundadora junto com o Mestre Neguinho do Samba, da Escola de música Didá; participou de importantes publicações sobre gênero e raça, como o livro Mulheres Negras do Brasil, Prêmio Jabuti de Ciências Humanas(2008); homenageada no Caruru dos 7 poetas, em Cachoeira/BA, em 2007; Coordenou em ações culturais entre a Bahia e o Benim(2012), com objetivo de resgate e preservação das tradições do candomblé Jeje Mahi. Atualmente escreve crônicas sobre vivências no Centro Antigo de Salvador.

Sua atuação artística também engloba o cinema, tendo realizado o Longa metragem O Primeiro Beijo – uma narrativa feminina sobre o crack, o projeto Rotas da Liberdade e Aponte conexões Bahia-África.