Fechar

Renailda Cazumbá

BLOG: LIVROS PUBLICADOS: Profundanças (Antologia Poética e Literária, 2014); Linguagens: Leitura, Educação e História (Dailogarts, 2011); Revista do Centro de Estudos Portugueses Hélio Simões (UESC, 2011); Revista Outros Sertões (Universidade do Estado da Bahia, 2010); Jornal Fuxico (2008); Novos Nortes para a Literatura Portuguesa (Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS, 2007).

Perfil

Renailda Cazumbá nasceu em São Gonçalo dos Campos/BA, cidade do recôncavo da Bahia e reside em Feira de Santana/BA. Docente e pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia, no Campus XX – Brumado, onde atua na área de ensino da língua portuguesa e literatura brasileira. É, ainda, mediadora de leitura, tendo fundado o Comitê/PROLER – UNEB de Brumado em 2010, no qual desenvolve ações de democratização dessa atividade.

Sua paixão pela literatura mobilizou-a cursar Letras e Artes na Universidade Estadual de Feira de Santana. Essa formação contribuiu para a atuação como professora na área de língua portuguesa e literatura, sobretudo, em escolas e espaços da rede pública de ensino, em que também tem atuado como mediadora de leitura. A ação como educadora possibilitou a autora diversos deslocamentos e trânsitos geográficos e existenciais, de forma que desenvolveu pesquisas sobre as culturas do sertão representadas na arte no projeto Sertania: o imaginário dos povos do ser-tão, no mestrado em Literatura, pela UEFS e, agora, no vôo que intenta alçar no doutorado em Memória, na UESB.

Sua contribuição no espaço acadêmico focaliza o ensino e a pesquisa na área de leitura e literatura. Sua produção tem sido divulgada em encontros, eventos e coletâneas específicas. Dentre os quais participou das coletâneas: Linguagens: Leitura, Educação e História, pela Dailogarts, 2011; Revista do Centro de Estudos Portugueses Hélio Simões – UESC, 2011; Revista Outros Sertões, Universidade do Estado da Bahia, 2010; Jornal Fuxico, 2008. Novos Nortes para a Literatura Portuguesa, pela Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS, 2007.

A escrita literária recebeu a sua atenção desde a adolescência, tendo a visitado e roubado a sua atenção quase de forma espontânea em momentos em que a autora não consegue segurar o fluxo da vida interior e a reflexão de lances cotidianos, inquietações e lembranças.

Seu primeiro voo alçado na publicação literária deu-se em 2014, na Antologia literária e fotográfica Profundanças, organizada pela escritora e professora Daniela Galdino.