Fechar

Nívia Maria Vasconcellos

BLOG: www.artesemgeralpoesiaemparticular.blogspot.com.br; www.niviamvasconcellos.com LIVROS PUBLICADOS: Invisibilidade (poesia - 2001), ... para não suicidar (contos - 2006), Escondedouro do Amor e Outros Versos sob a Espera (poesia - 2008) e A Morte da Amada e Outros Poemas Rasgados (poesia - 2013).

Perfil

Nívia Maria Vasconcellos nasceu em Feira de Santana e, atualmente, reside em Salvador, onde exerce atividades como pesquisadora (Capes) no doutorado em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia.

Iniciou a carreira literária em 2001, tendo publicado os livros Invisibilidade (poesia – 2001), … para não suicidar (contos – 2006), Escondedouro do Amor e Outros Versos sob a Espera (poesia – 2008) e A Morte da Amada e Outros Poemas Rasgados (poesia – 2013).

Entre os temas mais recorrentes no labor literário de Nívia Maria está o cotidiano do homem com suas rasuras e aquilo que o atravessa: o amor, a morte, o tempo, a arte em geral e a própria poesia. Os gêneros literários mais explorados pela escritora são contos, poesias, crônicas e acadêmicos. No último gênero, ela já desenvolveu estudos sobre Hilda Hilst e, atualmente, pesquisa Bruno Tolentino e o campo literário brasileiro dos anos 90.

Nos últimos anos participou de uma série de feiras, festivais e Bienais na Bahia, como o Festival Literário de Paulo Afonso – FLIPA, Feira Literária de Itabuna – FELITA, 11ª Bienal do Livro da Bahia, 10ª Bienal do Livro da Bahia, 9ª Bienal do Livro da Bahia, VIII Semana de Letras e Artes – Expoentes da Arte contemporânea em Feira de Santana, etc.

Foi premiada pelo Festival Metropolitano de Música Vozes da Terra em 2007 e 2013, pelo Festival de Declamação Antonio de Castro Alves nos anos de 2002, 2012 e 2013, pelo Prêmio de Literatura da CDL de 2008 e finalista do Prêmio Off Flip em 2014.

Entre outros trabalhos artísticos desenvolvidos por Nívia estão o Grupo de declamação Os Bocas Do Inferno e o Grupo literomusical Nívia Maria Vasconcellos e os oHmeros. Atualmente, desenvolve o projeto de performance literomusical Mousikê & Poíesis e trabalha em algumas composições de músicas e outros escritos ensaísticos e performáticos.