Fechar

Mariana Paiva

BLOG: www.maripaiva.com.br LIVROS PUBLICADOS: Barroca (2011), Lavanda (2014) e Damário Dacruz: Um homem, uma surpresa (2015). Antologias: E pro falar em amor (Vol II) e Autores Baianos - Um Panorama (Vol. 2)

Perfil

Mariana Paiva nasceu e reside em Salvador/BA. Mestre em Cultura e Sociedade pela UFBA e jornalista, tem passagens por grandes veículos de comunicação, como os jornais A Tarde, Correio* e Tribuna da Bahia, além das revistas Muito e Veja Salvador – O Melhor da Cidade. Realizou entrevistas com artistas como Gilberto Gil, Toquinho, Ziraldo e Tom Zé, dentre outros, e assinou reportagens especiais de temas como os 70 anos de Caetano Veloso e o centenário de Vinicius de Moraes.

Iniciou a sua carreira literária em 2011, com a publicação do livro Barroca. Em 2014 publicou Lavanda e foi responsável pela biografia do também escritor Damário da Cruz (2015). Fez parte da exposição “poesia agora”, no Museu da Língua Portuguesa e compôs a canção “Ondas”, com Bruno Masi, que venceu o Prêmio Caymmi de Música com a composição em 2014, na categoria Voto Popular. Nos seus contos, poesias e crônicas, a escritora costuma abordar assuntos como amor, vida e cotidiano.

Entre os eventos literários que Mariana participou destacam-se a  Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica (2014), Bienal do Livro da Bahia – Sarau na Bienal e mediação de bate-papo no stand da Fundação Pedro Calmon (2013) e Feira Literária do Sertão de Jequié – FELISQUIÉ (2013). Participa desde 2012 do Sarau Prosa e Poesia.

Seu próximo projeto é um novo livro de microcontos chamado Canto da rua.